quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

RESTAURANTE LA PYRAMIDE

2010 – Ribeirão perde o melhor restaurante da cidade. Fechou o LA PYRAMIDE, do João Roberto, ex cirurgião cardíaco, que há 25 anos conduzia com a simplicidade e a sabedoria de quem conhece e sabe todos os segredos da gastronomia. Em seu restaurante, desde o inicio, ali na Av. Independência, atendia por noite um número limitado de pessoas (18), e com um cardápio (como diria o nosso molusco presidente “..nunca antes nesta cidade se conheceu algo igual). A decisão é dele, temos que respeitar, acho que agora irá procurar novos caminhos, novos desafios, certamente continuará sendo sempre um vencedor. De qualquer forma, temos mais é que agradecer ao João Roberto, por ter-nos proporcionado e oportunidade de poder desfrutar, durante esse tempo, de uma gastronomia de primeiríssima qualidade. Quem sabe, um dia você volte a comandar um novo restaurante.

Abraços do Moa

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

RESTAURANTE PICCOLINO

Lugar agradável, ambiente bem decorado, luz na intensidade ideal, pratos variados – carnes, peixes, frutos do mar, massas, pizzas, além de petiscos, saladas e sanduíches.
O chopp é geladíssimo, o serviço é atencioso, funcional e cortez. O custo beneficio é bom. Portanto, vale a pena ir lá.
Av Independência, 2886 ( Rotatória da Independência com a João Fiúza – ao Lado do Armazém da Cerveja) - Fone - 16-3621-0204 - Ribeirão Preto - SP

TAPENADE DE AZEITONAS PRETAS


Tá aí uma receita simples e gostosa, boa para acompanhar uma rodada de cerveja com os amigos:

TAPENADE DE AZEITONAS PRETAS
200 grs de azeitonas pretas sem caroço
50 grs de filé de alici escorridos
2 colheres de sopa de alcaparras escorridas e lavadas
2 dentes de alho descascados
Suco e raspa de 1 limão siciliano
10 colheres de sopa de azeite extra virgem

Bata todos os ingredientes no liquidificador ou processador até formar uma pasta.
Guarde no refrigerador por até 1 mês e use como acompanhamento ou como um delicioso patê com torradas frescas
Abraços do Moa

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

CASA BAR DO DEDÉ CRUZ


Tenho muitos amigos que, assim como eu, não curte musicas do tipo sertaneja, pagodinho, e outras que as considero passageiras, vem e vão embora, sem dizer por que veio, o problema é que percebo que estão demorando, levando um tempo além do razoável para ir, só espero que quando for, que vá de forma definitiva. Mas, entrei neste assunto, para mostrar a dificuldade que tenho, e acredito que para todos aqueles que moram em Ribeirão e quando recebem alguém de fora, que deseja curtir uma música de boa qualidade - MPB, Jazz, (desculpe se você não concorda com meu gosto musical) fugindo dos padrões popularescos, que infelizmente invadiu a cidade, percebe a dificuldade e a carência de lugares onde se possa ir. Pois é, são pouquíssimos os butecos que atendem à essa faixa de interessados. Tinha o Bar Rio, twitter.com/barrioribeirao , Os Ciprestes, http://www.osciprestes.com.br/ . Nestas casas, aqueles que a freqüentavam tinham o privilégio de escutar MPB de primeiríssima qualidade, mas parece que os vizinhos, fizeram que fizeram, que os obrigaram a silenciar. Outro bom lugar em Ribeirão é a Vila Dionísio http://www.viladionisio.com.br/ribeirao.php, além de ser uma casa tradicional, com boas cervejas, ouve-se bons grupos coover de rock, além de blues e jazz.. Ah! E para que curte, e gosta de lugar descontraído, tem também o tradicional chorinho dos sábados à tarde que rola num buteco da Daniel Kujawski., Jardim Paulista, com suas mesas, literalmente na rua, onde se toma uma cerveja geladíssima, e ouve um som executado por músicos da cidade, uns esquecidos e outros ainda na ativa, muito bom, falta só a praia. Fora essas casas, não conheço outro lugar em Ribeirão onde se possa ouvir sambas e MPB de boa qualidade.
Mas, para a minha alegria e de muitos outros, surge em Ribeirão a Casa Bar do Dedè Cruz. Este foi, e ainda é um grande cantor da noite, bela voz, carismático, um swing gostoso, muito bom gosto na escolha do repertório, e sempre muito bem acompanhado por um violão e um atabaque, além de seus convidados.
Acho que o Dedé vivia inconformado com a falta de espaço e consequentemente a desvalorização do bom espetáculo. Ainda bem que não desistiu, pois, confiando nos seus admiradores, e sempre soube que tinha público e seguidores para se ouvir boa música, resolveu então, junto com sua mulher, Patrícia, criar o seu canto, e deixar de ser explorado. Lá, Dedé solta a voz e recebe seus amigos e apreciadores da boa música, com os braços abertos, confira acessando os links abaixo: http://www.youtube.com/watch?v=tbWBogyw_Ww
http://www..youtube.com/watch?v=M1R7ahAUEio
Dedé recepciona os amigos, todas as sextas-feiras, a partir das 21:00h, é necessário que você faça reserva, pelos fones:. 3011.0553 /9141.0661/ 9135.1273.
Alem dos petiscos, sempre há um prato – Cassoulet, Carneiro Assado, Strogonoff, etc, que ele mesmo prepara, e durante o show, o coloca sobre o fogão de lenha, para quem quiser equilibrar o apetite. Cobra-se um couvert, mais as despesas eventuais. O endereço é: Rua José Festucci, 521 (em frente o Cond. Jatobá) Manoel Penna.
Como diz o Dedé: “O importante é que a nossa emoção sobreviva”.

Abraços do Moa

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

SPAGHETTI COM OSSO BUCO


Esta receita, sempre que faço, deixa um sabor de quero mais ou "Quando vamos fazer outra dessa?". É simples, saborosa e muito facil de fazer, anotem e experimentem:
Spaghetti Com Osso Buco Alla Milanese

4 Pedaços De Osso Buco ( 3 Cm Cada)
150 Grs De Farinha De Trigo Temperada Com Sal E Pimenta Do Reino
8 Colheres De Sopa De Azeite Extra Virgem
1 Colher De Sopa De Manteiga Sem Sal
1 Cebola Média Em Cubos
1 Cenoura Média Em Cubos
1 Talo De Aipo (Salsão) Em Cubos
2 Dentes De Alho Amassados
2 Folhas De Louro
3 Ramos De Tomilho Fresco
1 Copo De Vinho Branco Seco
1 Lata (400g) Tomate Picado
1 Xícara De Caldo De Carne

1 - Preaqueça O Forno – 180º
2 - Empane Rapidamente O Osso Buco Na Farinha Temperada E Reserve. 3 – 3 3 - Aqueça 4 Colheres De Sopa De Azeite Numa Wok Grande – Se Não Tiver Pode Utilizar Uma Panela – Em Fogo Médio. Junte O Osso Buco E Doure Levemente Dos Dois Lados.
4 - Coloque Numa Travessa Refratária Grande.
5 - Limpe A Wok Com Papel Toalha E Coloque O Restante Do Azeite E Da Manteiga. Leve Ao Fogo Baixo Para Derreter A Manteiga. Adicione A Cebola E Refogue Por 3 A 4 Minutos Sem Deixar Dourar. Acrescente A Cenoura, O Aipo E O Alho E Refogue Por Mais 3 A 4 Minutos.
6 - Incorpore As Folhas De Louro, O Tomilho, O Vinho Branco, O Tomate E O Caldo De Carne E Tempere Com Sal E Pimenta A Gosto. Despeje Sobre O Osso Buco E Cubra A Travessa Com Papel Aluminio.
7 - Cozinhe Em Forno Quente Por 1:30h A 2:00h, Até A Carne Ficar Macia E Desprender Do Osso.
8 - Cozinhe O Spaguette e em Seguida Misture Ao Osso Buco.
Abraços do Moa