segunda-feira, 9 de novembro de 2009

BOLINHO DE BACALHAU COM MANDIOCA


Amigos.

Como no post abaixo coloquei uma receita de bacalhoada, aproveitando o assunto, e conforme me pediram, tá aí uma receita de bolinho de bacalhau com mandioca:

BOLINHO DE BACALHAU COM MANDIOCA
- 1 kg de mandioca cozida
- 100 grs de manteiga sem sal – temperatura ambiente
– 1 kg de bacalhau
- 1 xícara (chá) salsinha e cebolinha
- 2 ovos
- 3 claras de ovo batida em ponto de neve
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- óleo de girassol para fritar

MODO DE FAZER
Deixe o bacalhau de molho (água e leite o suficiente para que fique todo coberto) por 12 horas. Cozinhe o bacalhau nesta mesma água e leite por 15 minutos, retire a pele e espinhas, deixando-o desfiado.
Na mesma água em que cozinhou o bacalhau, pique a mandioca em pedaços menores e cozinhe, retire aquela nervura central e ainda quente passe pelo espremedor.
Numa vasilha, junte a mandioca espremida, a manteiga, o bacalhau desfiado, o cheiro verde, os ovos levemente batidos. Verifique o sal. Misture tudo, colocando a farinha de trigo aos poucos, até dar um ponto – sem ficar muito seco. Com uma colher de pau junte as claras em neve, misturando para incorporá-la. Molde os bolinhos e frite em óleo não muito quente.

Obs: Se você usar o bacalhau já desfiado, não precisa ficar muito tempo de molho, umas 5 horas basta, e faça o processo de cozimento normal.

5 comentários:

  1. ótima receita,prática, rápida e detalhe, deliciosa. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia !
    Gostaria de saber se este bolinho pode ser congelado?

    ResponderExcluir
  3. muito cheio de frescuras...

    ResponderExcluir