segunda-feira, 23 de novembro de 2009

ARROZ DE POLVO


Quinta feira -29 de novembro, véspera de feriado, final de semana prolongado. Quer motivo melhor para reunir os amigos e preparar um delicioso jantar? Então vamos lá:
Reunimos-nos todos e preparei um Arroz de Polvo, até para lembrar o final do ano passado, quando estivemos, com este mesmo grupo, em Cumuruxatiba – sul da Bahia – 250 km ao sul de Porto Seguro, e dentre os pratos tradicionais do local, está o Arroz de Polvo.
Ouvindo bons CD´s e bons DVD’s, um deles, da Beth Carvalho, cantando sambas da Bahia, parecia até que o extrovertido e alegre Washington já desconfiava que iríamos homenagear a Bahia, logicamente a noite foi maravilhosa. Pena que faltou o Marcelo e a Leila, o Guilherme e a Claudia, mas tenho certeza que também aproveitaram bem o final de semana, estavam na deliciosa praia de Camburi – litoral norte se São Paulo, fica para a próxima.
Aí vai a receita de Arroz de Polvo – facílima de fazer:
- 01 polvo já limpo
- 01 pimentão vermelho picadinho
- 08 tomates maduros, sem pele e sem sementes, batidos no processador
- 01 pimenta dedo de moça, sem sementes
- 01 copo de vinho branco
- 01 cebola picadinha
- 02 dentes de alho picadinho
- 02 colheres de massa tomate
- 01 maço de coentro
- sal e pimenta do reino a gosto
- azeite
Cozinhe o polvo – Dica: Coloque o polvo na panela de pressão sem água e sem qualquer outro tempero, depois de levantar pressão, cozinhe por 10 minutos, deixe descansar por uns 15 minutos, sem destampar a panela, depois disso verifique o cozimento, se necessário, leve novamente ao fogo com pressão por mais cinco minutos. Retire o polvo, lave e corte em pedaços e reserve. Não jogue a água que ficou na panela fora, guarde que mais tarde vamos utiliza-la.
Preparando o molho:
Numa panela, refogue a cebola, o alho e a pimenta dedo de moça, junte o pimentão, a massa de tomate, e o copo de vinho, deixe o álcool do vinho evaporar, mexa e coloque o tomate processado. Junte o sal e a pimenta do reino e deixe o molho apurar em fogo baixo por uns 10 minutos, acrescente o polvo já picado e deixe cozinhando, se necessário, vá colocando aos poucos água, o molho tem que ficar bem líquido.
Cozinhe o arroz do modo que você costuma fazer, só que, no lugar da água comum, coloque a água do cozimento do polvo que você reservou, se preciso complete com água normal.
Aí então é só juntar ao molho, juntamente com o coentro, misturar bem e servir.
Fica muito gostoso.
Abraços do Moa

4 comentários:

  1. Obrigado Prima Cidinha.
    São incentivos assim que estimulam.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. sem agua nenhuma e esperar p levantar pressao?
    o polvo larga assim tanta água??

    bom blog

    ResponderExcluir
  3. Alô Dedé!
    Sim, é isso mesmo, pode fazer sem medo de errar.
    Abraços do Moa

    ResponderExcluir