segunda-feira, 9 de novembro de 2009

BACALHOADA NA CHÁCARA


Inicio a semana comentando sobre a bacalhoada que fizemos no sábado (07/11), lá na chácara do Wantuil e da Leila. O almoço foi pelo aniversário de sua filha - Ligia.
Um dia muito agradável, regado a muito chopp. Tivemos a oportunidade de experimentar o chopp da nova fábrica de cerveja artesanal de Ribeirão - LUND - que pertence ao nosso amigo Dr.Youssef. Posso lhes garantir que os dois tipos que degustamos, Munique e Pilsen, são fantásticos, muito bons. Tenho certeza que pela qualidade, será um sucesso, e logo que sair as embalagens em garrafas, aviso, e recomendo que você não deixe de experimentar. Mais pra frente, comentaremos mais sobre este chopp.
Vamos à receita da bacalhoada - a receita é de acordo com o que foi feito lá na chácara, portanto, você pode adaptar ao número de pessoas que você vai servir, neste caso foi para 35 pessoas.
- 6 kg de bacalhau do porto (Gadus Morhua)- demolhado por 48 horas em água gelada
- 4 kg de batatas descascadas e cortadas em quatro
- 3 kg de cenouras
- 4 kg de cebola fatiadas grosseiramente
- 2 kg de pimentão vermelho e amarelo fatiados
- 4 kg de tomates fatiados e temperados com cheiro verde e azeite
- alho a gosto
- 3 maços de brócolis
- 3 maços de couve
- 500 grs de azeitonas portuguesas
- 2 litros de azeite extra virgem de boa qualidade
Numa panela apropriada (que caiba tudo isso), unte o fundo com um pouco de azeite, e forre com folhas de couve. Vá fazendo camadas, primeiro as batatas, depois as cenouras, aí vem o bacalhau, as cebolas, os pimentões, os tomates, alhos, azeitonas, e os brócolis, regue generosamente 1 litro de azeite, em seguida forre com as folhas de couve, e regue novamente o outro litro de azeite. Tampe bem, e leve ao fogo baixo - 150°, por aproximadamente 1 hora e meia. Ao final decore com ovos cozidos. Sirva com arroz branco. Você verá que a felicidade existe.
Abraços Moa

2 comentários:

  1. Oi Moacir!

    Dando uma passadinha pra ver as novidades...E vejo que fiz bem!
    A receita do bacalhau será experimentada em breve!
    Em tempo...já que tú és um "butequeiro" arretado, manda um bolinho de bacalhau com mandioca, que tenha certeza que é bom.Preciso apresentar esta iguaria sábado e tô num enrrascada!!!!!Help me!!!!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei feliz em apreciar a receita na sua casa!
    De fato é deliciosa e repetirei a dose para meus amigos daqui de Sampa em breve!!!!

    Parabéns Moacir e obrigado por disponibilizar essas receitas por pura gentileza!

    ResponderExcluir