quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

TRÊS PRATOS, TRÊS DELICIAS


Vejo no Facebook muitas pessoas postando fotos de pratos que lhes foram servidos nos diversos restaurantes por onde passaram. Acho isso muito legal, e principalmente para os restaurantes, afinal, conseguem uma publicidade gratuita, pois, vejo que a grande maioria é endossada pela boa qualidade do que foi escolhido. Evidentemente que os bons restaurantes dificilmente erram, pois, se são considerados bons é porque, dentre outras coisas, conseguem manter um padrão de qualidade, e paga-se por isso, e muito bem.  É bom tudo isso? Claro que é bom, mas, tão bom ou melhor ainda, pelo menos na minha modesta  maneira de ver as coisas, é poder fazer pratos incrementados no aconchego da tua casa, na companhia de amigos, com bons papos e rir descompromissadamente, ouvindo um som agradável, uma boa bebida. Plagiando aquela propaganda: “Isto não tem preço”.  E melhor ainda quando o que você preparou é carregado de elogios. Às vezes o que você fez não sai como imaginava, ou porque o prato é ruim, ou porque você errou mesmo, erramos também, afinal não somos profissionais de carreira, fazemos disso um lazer.  Neste final de semana, as coisas se encaixaram perfeitamente com o que defini acima, preparei, juntamente com meu filho, três pratos que ao final só mereceram elogios e agora divido a receita com vocês:

CEVICCHE
500 grs de tilapia
10 limões Taithy espremidos
1 pimenta dedo de moça, sem semente, e bem picadas
3 cebolas rochas finamente fatiadas
Folhas de salsinha picadinhas
Sal a gosto

Modo de preparo:
Fatie as tilápias em tiras finas, coloque-os em uma vasilha com tampa, essencial que seja de vidro – aqueles refratários, não coloque em alumínio e plásticos não fica bom,  acrescente o caldo dos limões em quantidade suficiente para encobrir os filés, tempere com o sal e reserve na geladeira por no mínimo ½ hora. Retire da geladeira e acrescente os temperos restantes. Sirva em taças (do tipo para drink) ou em cumbucas.

 
ARROZ NEGRO COM LULAS E VIEIRAS
P/ 6 pessoas
2 xícaras de Arroz Negro
1Kg de anéis de lula
500 grs de vieiras
I cebola picadinha
1 copo de vinho branco
Caldo de galinha em quantidade suficiente para cozinhar o arroz
Sal e  pimenta do reino a gosto
Manteiga sem sal 
Numa panela refogue a cebola, sem deixar dourar, acrescente o arroz negro e o vinho branco, deixe evaporar, para em seguida colocar o caldo de galinha. Coloque uma quantidade aproximadamente 3 dedos acima do nível do arroz na sua panela. Tampe e deixe cozinhar em fogo alto (é demorado o cozimento: mais ou menos 1 hora e ½ ) Acompanhe o cozimento, e caso a água esteja secando, acrescente mais caldo. Ele estará pronto quando você morder o arroz e perceber que já está cozido. Lembre-se que ele não ficará sequinho como aquele arroz do dia a dia, nem  molhado como um risoto. Enquanto o arroz vai cozinhando, tempere as vieiras e frite-as em azeite bem quente, sem deixar que endureçam, coisa de 3 minutos e já esta pronto.  O arroz está pronto? Então é hora de acrescentar as lulas, mexer por uns 3 minutos, e então juntar as vieiras previamente fritas. Ponha também uma colher de sopa de manteiga mexa para que derreta e sirva-se. Bon apetit
PAPPARDELLE À CARBONARA E FRANGO DESFIADO
 400g de pappardelle
500 g de coxas e sobre coxas cozida e desfiadas
3 dentes de alho picados
1 cebola média picada
1 colher sobremesa  de pimenta dedo de moça sem as sementes
1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
2 ovos
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
 sal e pimenta-do-reino a gosto
 
1. Numa panela grande, coloque 5 litros de água e 1 colher (sopa) de sal. Leve ao fogo alto. Quando a água ferver, coloque o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem. Cuidado para não deixar o macarrão cozinhar demais, ele deve ficar al dente.
2. Enquanto o macarrão cozinha, comece a preparar o molho. Numa frigideira grande,refogue a cebola, o alho, e a pimenta, acrescente o frango desfiado , mexendo sempre (cuidado para não queimá-los). Reserve.
4. Numa tigela grande (onde caiba todo o macarrão), junte o creme de leite fresco, os ovos, o queijo parmesão, sal e pimenta-do-reino e bata com um garfo para misturar. Reserve.
5. Com cuidado, despeje o pappardelle cozido em um escorredor. A seguir, transfira o  para a tigela com a mistura de creme de leite e ovos. Acrescente o frango refogado e misture muito bem. O calor do macarrão irá cozinhar o molho. Verifique os temperos. Sirva a seguir. 
Abraços do Moa
 

4 comentários:

  1. Olá,

    Vimos que você tem muitas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar www.tuasreceitas.com.br, um novo site onde nossos usuários podem procurar entre mais de 340.000 receitas dos sites web e blogs mais populares do Brasil. No site criamos a seção http://www.tuasreceitas.com.br/top-blogs-de-receitas, um ranking de blogs ao que você também pode cadastrar seu blog. Nós indexamos suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando nosso motor de busca. E você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tuasreceitas.com.br é grátis!

    Tuasreceitas.com.br tem sites irmãos em Portugal, Argentina, Chile, Espanha, França, EUA e Suécia, entre outros. Você quer fazer parte desta grande família?

    Também estamos no Facebook:
    https://www.facebook.com/pages/Tuasreceitascombr/409279229124929

    Estamos à sua disposição!
    Renato
    Tuasreceitas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou fã do site www.tuasreceitas.com.br, consta no meus "Favoristos". Será uma honra poder fazer parte desta grande familia. Obrigado.
      Abraços do Moa

      Excluir
  2. Fiquei particularmente interessada no arroz negro. Amo vieiras. Foi uma fartura por aí, não?!

    ResponderExcluir
  3. Olá Valentina. Obrigado por acessar meu blog, e fico muito feliz em poder repartir coisas boas com vc. Faça a receita que certamente irá adorar. Quanto à "fartura", são meras oportunidades que nos permitimos quando estamos reunidos com a familia.
    Abraços do Moa

    ResponderExcluir