sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

A Cozinha Escandinava

            
Fonte: google imagens.


        Região nórdica localizada ao norte da Europa Ocidental que abrange, principalmente, a Finlândia, a Dinamarca, a Noruega e a Suécia. Palco da civilização viking, que é motivo de orgulho de seu povo, trata-se de uma região muito fria, sendo sua culinária profundamente marcada por este clima, que define a vida de seus habitantes durante muitos meses do ano. A gastronomia dessas terras segue o ritmo dos produtos de inverno (batata, repolho e nabo, por exemplo) e das técnicas que prolongam sua conservação durante esta longa estação. Fermentação de legumes, salgas e curas de carnes e quanto aos peixes um amplo leque de técnicas é utilizado: seco, salmoura, defumado, marinado, escabeche, dentre outras. Com as frutas faz-se geleias e compotas.
Pregam pela preservação do meio ambiente e realizam atos de caça, pesca e coleta, não predatórios, uma vez que a região é coberta por bosques extensos, e rodeada de fiordes maravilhosos com águas férteis provendo produtos de ótima qualidade como o salmão, criado de forma intensiva, e o bacalhau e o arenque, que hoje se tornou símbolo gastronômico na região.

Fiorde, fonte: google imagens.

Quanto à carne, há distinções entre um país e outro. Os suecos, por exemplo, preferem boi e porco, enquanto na Noruega a rena e o cordeiro imperam mais, mas partilham o gosto pelas carnes picas: almondegas, bolinhos e pasteis.
Os laticínios são de ótima qualidade com o amplo uso da manteiga e do creme de leite, mas o curioso queijo norueguês Gjetost é uma iguaria que chama a atenção por si só, proveniente do leite da cabra forma queijos com notas equilibradas de doce e salgado. Há registro de mais de duzentas variedades de queijos somente na Suécia. 

Gjetost, fonte: google imagens.

A Dinamarca abriga hoje o restaurante número 1 no ranking segundo a revista britânica Restaurant, o Noma do chef René Redzepi, que já levou também o 1º lugar em 2010, 2011 e 2012, é conhecido pelos pratos que exploram os ingredientes nórdicos e lidera até hoje um movimento que deu forma a cozinha da Escandinávia, valorizando os produtos locais com queijos e manteigas artesanais, ervas selvagens e tubérculos (muito semelhante aos movimentos gastro-culturais formados por Alex Atala aqui no Brasil).

Redzepi e Noma, fonte: google imagens.

A receita deste post envolve a proteína favorita dos Noruegueses e também um método de conservação utilizado na região. Ele se chama gravlax (do sueco “salmão enterrado”), trata-se de um salmão cru curado e marinado e que pode ser consumido posteriormente com pão, picles de cebola roxa e creme azedo.

Gravlax, fonte: google imagens.

Receita: Gravlax
Ingredientes:
·         01 quilo de salmão.
·         100 gramas de sal grosso.
·         75 gramas de açúcar cristal.
·         Bastante endrodill fresco picado.
·         70 mls de aneto.
Modo de preparo:

            Separe o peixe em duas metades no sentido longitudinal, remova espinhas e escamas, mas deixe a pele intacta. Pegue assadeira com grade elevada, grande o suficiente para caber o peixe e misture todos os ingredientes (menos o peixe) em um bowl. Espalhe o tempero por igual sobre a carne exposta do peixe nas duas metades e as feche como um sanduiche (conforme a figura a baixo), deixando a pele virada para o lado externo e amarre com um barbante. Leve para a assadeira com grade e passe papel filme PVC sobre a assadeira, deixe na geladeira por 48 horas e vá virando de 12 em 12 horas. Retire o excesso de tempero com um pincel ou papel toalha e fatie bem fino.

Fonte: google imagens.

Por: Tiago Mota
Fonte: Et all. O grande livro da gastronomia: centro europeu. Hora pública editora. 1ªEd, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário