sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Portugal



Bandeira de Portugal, fonte: google imagens.


Portugal é um país costeiro no sudoeste da Europa. Sua zona continental está localizada na península ibérica e faz fronteira somente com uma única nação, a Espanha. Ao sul e a oeste, Portugal faz fronteira com o Oceano Atlântico. Portugal também possui territórios nas ilhas atlânticas da Madeira e Açores.
Portugal é famoso pela sua excelente gastronomia e vinhos. Das “tascas” locais à cozinha refinada de restaurantes gastronômicos garante-se experiências inesquecíveis. Os restaurantes modernos e mais recentes oferecem pratos vegetarianos e cozinha portuguesa estilo “Fusion Food”.
O bacalhau é um dos principais ingrediente à mesa dos Portugueses. Embora isso aconteça, o bacalhau é importado das águas frias do Atlântico Norte – Canadá e Noruega. Existem muitas diferentes formas de se preparar o bacalhau.
Os pratos de carne são muito diversos em todo o país, contudo há duas regiões que são famosas pelas suas especialidades: o Alentejo, que utiliza muito porco, e Trás-os-Montes, com excelentes enchidos.
Cada região oferece um tipo de pão e queijo específicos. O queijo mais famoso é o Queijo da Serra, originário da Serra da Estrela. O Queijo de Azeitão, produzido na zona de Azeitão (perto de Lisboa), também é delicioso. Todos os restaurantes colocam um cesto de pão na mesa como entrada. O pão é geralmente caseiro, fresco ou produzido numa padaria vizinha.

Queijo Estrela da Serra, fonte: google imagens.

Muitos doces portugueses são um legado da ocupação árabe, especialmente no Algarve. Em Peso da Régua poderá deliciar-se com os rebuçados da Régua e, em Lisboa, se passar por Belém, não deixe de provar os famosos “pastéis de Belém”. 

Pastéis de belém, fonte: google imagens.

Portugal é especialmente famoso pelos seus vinhos fortificados: o vinho do Porto e o vinho da Madeira, excelentes tanto como aperitivos ou digestivos. No entanto, a cultura e tradição vinícolas encontram-se por todo o país. A região do Douro. tornou-se uma das regiões mais famosas do mundo graças aos seus vinhos DOC. Tal como acontece com os conceituados châteaux da França, encontrará vinhos fantásticos originários das Quintas do Douro. As regiões do Alentejo e Dão também produzem tintos, brancos e rosés magníficos. Poderá desfrutar de provas de vinhos verdadeiramente fascinantes por todo o país.

Pato com maçã, fonte: google imagens.

Receita: Salada de Pato
Ingredientes:
  • 1 peito de pato 240 g
  • óleo 1 dl
  • pão de sementes 200 g
  • vinagre de sidra q.b.
  • azeite virgem q.b.
  • maçãs 100 g
  • manteiga 25 g
  • açúcar 30 g


Modo de preparo:
      Tempere o peito de pato com sal e pimenta preta. Leve o óleo para aquecer numa frigideira e quando estiver bem quente doure o peito do pato. Deixe ganhar cor e leve ao forno durante 10 minutos. Corte o peito de pato e frite-os novamente na gordura que foi produzida na assadura, tostando-o bem. Numa tigela coloque as alfaces e tempere com sal, pimenta, azeite e vinagre de maçã. Corte as maçãs em cubos pequenos e salteie em manteiga bem quente. Junte o açúcar e deixe ganhar cor. Espalhe sobre as alfaces. Num prato de servir coloque a salada e por cima coloque as fatias de pato bem tostadas e cubinhos de pão torrados. 

Pudim de ovos, fonte: google imagens.

 Receita: Pudim de ovos
Ingredientes:
  • açúcar 600 g
  • gemas de ovos 15
  • cálice de licor beirão 1
  • ananás 1
  • vinho do Porto 2,5 dl


Modo de Preparo: 
          Leve ao fogo 400 g de açúcar com 200ml de água. Após levantar fervura mantenha durante 4 minutos. Deixe esfriar um pouco e junte às gemas que foram misturadas com o licor beirão. Num tacho coloque as 200 g de açúcar com um pouco de água e deixe caramelizar. Forre uma forma de pudim com o caramelo e depois de frio junte a mistura das gemas e do açúcar. Coloque a forma num tabuleiro com água de forma a cobrir metade da forma, leve então ao forno a 150ºC durante 45 minutos. Retire e deixe esfriar. Descasque e corte o ananás em pequenas fatias e coloque num recipiente fundo. Regue com o Vinho do Porto e deixe curtir durante duas horas. No prato em que for servir, coloque uma fatia de pudim regada com o molho de caramelo que restou da forma. Coloque em volta o ananás macerado. Polvilhe com canela e decore com palitos de amêndoas.


Por: Luis Annibal
Fonte: Barreira, Anibal; Moreira, Mendes. Rumos da história do porto. Edições ASA, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário